top of page
  • Foto do escritorNatália Salgado

Olhar empreendedor na Feira Nacional de Artesanato

O que observar e aprender em um evento assim?


Se você tem o desejo de empreender no

ramo do artesanato, com aquilo que você gosta de fazer, é importante ter um olhar atento e aprender sempre com os negócios que já existem.


Observar como os outros trabalham, apresentam seus produtos, atendem os clientes é uma oportunidade de aprender. Tanto do que fazer no seu negócio e do que não fazer no seu negócio e uma feira é um ótimo ambiente para estudo de caso. Principalmente uma feira desse tamanho.


Esse ano eu fui a feira com esse olhar, para trazer para você alguns detalhes que podem fazer diferença para seu negócio e o que você deve e pode observar quando for a algum evento assim, ou até mesmo, a uma loja.


O que observei na feira:


Os stands que se destacam são os que tem um nicho definido. Poucas opções de produtos, com poucas cores e mais produtos iguais. O nosso cérebro assimila bem imagens repetidas e se torna atrativo. Por isso ter poucos modelos de produtos, cores definidas, chamam atenção. Poucos modelos não quer dizer ter poucos itens. A ideia aqui, é ter quantidade com qualidade.


Fazer uma boa apresentação dos produtos é imprescindível e levar sua própria iluminação faz muita diferença. Decorar o stand para não aparecer a estrutura é um diferencial. Principalmente se você vende um produto que tem muita concorrência, você precisa inovar e se destacar de outras formas. E focar nos detalhes faz diferença.


Veja alguns exemplos interessantes!





Iluminação focada em destacar o produto e mostrar o efeito dele.

Essa iluminação foi essencial para destacar o efeito dos quadros.












Expositores que tampam a aparência das divisórias dos stands e onde não tamparam houve um cuidado de cobrir com um tecido/papel.











Nicho definido! Produtos definidos, com cores definidas e muitos do mesmo, com uma organização visual que chama muita atenção.








Agora, vamos falar de uma outra vertente de um evento assim?!


O networking!


Networking - é o ato de cultivar uma rede de contatos ativa e positiva, ou seja, não é só ter contatos, mas contatos que possuam uma relação de troca, onde ambas as partes se beneficiam de alguma forma.


Ter uma boa rede de contatos serve para tudo na vida. Desde alguém que possa alimentar seus pets numa possível ausência, até alguém que possa te proporcionar uma boa oferta de negócio.

Cada conversa, com cada pessoa é uma oportunidade para expandir a sua rede de relacionamentos. Talvez hoje você não esteja pensando em vender artesanato mas isso pode mudar, ou até mesmo através desses contatos podem surgir outras oportunidades.


E a feira é um ótimo lugar para conhecer pessoas com os mesmos interesses. Visite os stands, converse, conheça as histórias, aprenda com quem está expondo na feira e crie conexões futuras, talvez você não tenha planos de montar uma empresa que venda as peças, mas seu amor por produzir pode servir a quem tem uma empresa e precisa da mão de obra. Muitas pessoas tem uma ótima visão de negócio, mas não sabe produzir ou até mesmo não consegue produzir na quantidade necessária.


Se você leu a entrevista com a Karina da @_nossosnos viu que elas precisam de mão de obra para atender a demanda e isso é bem comum.


Fique bem atenta as oportunidades sempre. Seja de aprendizado, seja de conexões.


Na terça-feira as 15h farei uma live para falar mais sobre a feira e toda essa visão de aprendizado que podemos ter. Venha participar, aprender e contribuir com seu conhecimento também.








21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page