Imagem é tudo! (Fotografando seu produto)
top of page
  • Foto do escritorNatália Salgado

Imagem é tudo! (Fotografando seu produto)

Atualizado: 14 de out. de 2023


• Fotografia

A imagem do seu produto fará toda a diferença nas vendas. Um produto bem apresentado chama muito mais atenção. Então, vale caprichar na fotografia. Não sou profissional da fotografia. E longe de mim me considerar expert no assunto. Quero aqui, apenas compartilhar o que tenho usado em minhas fotografias e o que tenho pesquisado sobre o assunto.

Vou falar em tópicos para que você observe cada detalhe e possa se atentar a cada um deles:

  • Equipamento!

Você não precisa ter um equipamento dos mais sofisticados. Claro que uma câmera de qualidade vai fazer diferença, mas se você não pode investir em equipamento, então, tem cuidar bem de outros detalhes que vão fazer diferença na sua fotografia. Um olhar de fotografo pode fazer mais diferença que um equipamento sofisticado. Afinal, de que vai adiantar também ter uma câmera profissional se não souber utiliza-la. Só vale um equipamento profissional se você aprender a utilizar.

  • Luz!

A luz da sua fotografia é muito importante. Se você não tem equipamento de iluminação profissional prefira a luz natural, mas não coloque direto ao sol, pois fará sombra. Escolha um ambiente claro e de bastante luz. Isso já ajudará bastante na imagem.

  • Composição!

O que comporá a sua fotografia? Pense bem nos acompanhamentos. A imagem de fundo, seja o piso, um tecido ou simplesmente um fundo branco pode mudar completamente a imagem do seu produto. Além disso, também podem ser usados artigos de decoração que tragam uma simbologia para aquela imagem. Algo que indique para qual é a finalidade daquela peça. Se um cachepô, pode ser tirado com uma planta em um ambiente externo. Se um cesto de brinquedos, pode ser tirado com brinquedos aparentes dentro dele em um quarto de criança.

  • Foco!

Cuidado com o foco! Imagens desfocadas, embaçadas podem desviar o foco do seu produto. Aprenda a usar o foco! Até mesmo as câmeras de celular possuem opção de focalizar. Então, observe onde está o foco da imagem para ver se está mostrando o que você realmente deseja mostrar naquela imagem.

  • Ângulo!

Teste ângulos diferentes para ver em qual ficará melhor a apresentação do produto.

  • Prática!

Por fim, pratique, faça testes, e crie um estilo único pra você isso fará com que as pessoas sempre liguem a imagem ao seu trabalho.

  • Dicas de App para fotos e vídeos

Lightroom - É um editor de fotos profissional da Adobe. Precisa de licença para utilizar todas as funções. Apesar de ser um editor profissional ele é bem simples de se manusear. Então, é só se dedicar e fuçar bastante. Apesar de parecer edições simples ele vai trabalhar com imagem em RAW. Quando uma imagem é feita em RAW, ela carrega detalhes muito profundos de cor e luminosidade que as fotos em outros formatos, como o JPG, não têm e quando editada não vai prejudicar em nada a qualidade da imagem.

Canva - Hoje o canva já é bem famoso e é o app e site mais fácil de usar para criar posts, tem muitos recursos e bancos de imagens. É claro que para ter acesso aos melhores recusros e imagens é necessário pagar a assinatura que não é elevada e devido a tudo que oferece vale muito a pena. No canva é possivel até criar seu próprio site e até mesmo um pág de links como é bastante utilizado nas redes sociais.


Spark Post - um outro App que uso e super indico é o Spark Post ele não está disponível para android mas você pode utiliza-lo na web, possui vários Templates prontos e é de fácil utilização e com criatividade você pode acrescentar frases e efeitos em suas fotografias ou até mesmo em imagens de cor sólida com muita agilidade, esse é o App que também insere logo. Apesar dele ser gratuito, para inserir a logo você precisa ter licença da adobe. Então, se você resolver investir no Lightroom logo você poderá inserir suas logos utilizando esse App. Atenção! Com o próprio lightroom você também consegue inserir sua logo, mas prefiro iserir pelo app pela mobilidade de mudar tamanho e o local na fotografia que você quer inseri-lo.

Quantas vezes você curtiu uma imagem só porque ela estava muito bonita?! Muitas vezes nem se tratando de um assunto tão relevante pra você?! Por isso vale a pena se atentar a imagem. Somos atraídos primeiramente pelo que vemos!

Espero ter ajudado! Compartilhe com as amigas esse post pode ser útil pra elas!

Beijos!



Visite a loja virtual!

680 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page