top of page
  • Foto do escritorNatália Salgado

Você sabe o que é blocagem?

Atualizado: 26 de fev.

Blocagem é um processo utilizado tanto no crochê quanto no tricô e a função da blocagem e deixar os pontos definidos e a peça em um formato adequando.


Acontece que quando estamos tecendo seguramos a peça, por vezes meio desengonçadas nas mãos, ou mesmo deixamos ela dependurada e uma peça grande pode acabar cedendo e repuxando para um lado.


Quem nunca fez uma manta ou até mesmo um xale e ele não ficou um pouco torto?!

É claro que pode ser por causa de erros de aumento/diminuição mas pode ser só por manuseio, ou o fio, ou até mesmo porque mudamos a tensão do ponto durante a confecção.


É importante dar atenção a todos esses detalhes enquanto tecemos.

Mas em alguns casos se resolve muito bem com a blocagem.

Já vi fazerem blocagem de diferentes formas. Em alguns casos, molhasse a peça e deixa secar naturalmente na posição que você deseja que a peça fique depois de seca, para isso é necessário posicionar a peça numa superfície presa por alfinetes, para peças bem grandes pode ser na cama, ou aqueles tatames utilizados para brincadeiras de crianças, ou lutas em academias, já em outros casos se usa o vapor do ferro quente, com a peça presa da mesma forma.


O tipo de fio a ser blocado deve ser levado em consideração para a escolha do processo, alguns fios não suportam o vapor do ferro quente, por exemplo. Eu separei alguns vídeos que achei interessantes para peças maiores que estão fixados ao longo desse post.

Achei interessante que existe o "tatame" próprio para fazer blocagem que vem com marcações parecidas com as de uma base corte para patchwork. Mas nunca vi nos armarinhos por aqui, esse do vídeo é gringo.




Uma opção mais barata que dou é usar folhas de EVA mais grosso, pode ser uma opção para blocagem.

O EVA serve bem, para blocar quadradinhos. E por falar nos squares é é costume empilha-los em um suporte feito pra isso. No Brasil é um pouco difícil encontrar esses suportes feitos já encontrei alguns pela internet mas normalmente são pensados para squares que tem a trama mais aberta.




Com os squares do #desafiosquaremosaico eu tive dificuldade de encontrar blocador com palitos finos que não danificasse a trama do square que é mais fechada.


Na tentativa de fazer um blocador com palitos mais finos eu desenvolvi o meu próprio feito com folhas de cortiça.






Conheci também o perfil do @tricotidiano que faz algumas peças e acessórios em madeira para auxílio em trabalhos manuais, como Bowls para armazenamento de fios, suporte para bordados, enovelador de fios e faz também o blocador de squares.


Se você é amante de crochê e tricô vai gostar de conhecer o trabalho dele.




Bom, acho que isso é tudo sobre blocagem.


Deixa aqui nos comentários para mim se você já faz blocagem e qual técnica você usa.

Se tiver um fornecedor de blocadores para squares também, compartilha com a gente.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page