Ponto Baixo (Centrado)
top of page
  • Foto do escritorNatália Salgado

Ponto Baixo (Centrado)


Você deve estar acostumada e vê-lo por aí!

O ponto baixo centrado é um dos pontos mais utilizados para fazer cestos. Devido a sua firmeza, deixa o cesto bem estruturado, além de lindo.

Pode ser usado para fazer desenhos nas peças seguindo gráficos para ponto cruz devido o ponto ficar exatamente na mesma direção do ponto da carreira anterior, diferentemente do ponto baixo comum onde o ponto fica um pouco ao lado.

Mas esse queridinho pode não ser tão fácil para quem está iniciando. Na verdade até mesmo para as mais experientes. Conforme a malha a ser utilizada pode ser muito difícil introduzir a agulha no meio do ponto, como é feito o ponto baixo centrado. A dica que dou é trabalhar o ponto sempre leve sem apertar, ou seja, sem colocar muita pressão ao fazer o ponto. Quanto mais apertado fizer o ponto, mais difícil será fazer o ponto baixo centrado.

Na verdade em todos os pontos é bom trabalhar mais relaxada, sem pressão e também sem pressa. Você não é uma máquina e não precisa produzir em escala, se assim o fosse deixaria de ser um trabalho artesanal. Coloque seu carinho, seu amor, seu prazer em fazer o que está fazendo, não queira apenas produzir.

Treine bastante!

Desmanche!

Quantas vezes for necessário!

E vai fazer peças lindas de encher os olhos.

E se você está começando não se cobre demais. Até as mais antigas no crochê com fio de malha precisam desmanchar as vezes.

Não se culpe!

Para quem trabalha com fio de malha e crochê sabe que muitos fatores podem estar influenciando para que a peça não esteja dando certo. Então, relaxe, faça com calma que você vai aprender a identificar o que está atrapalhando naquela peça.

Mas voltando ao nosso ponto. Outra coisa que pode ser dificil nele é a emenda para subir carreira. Nessas minhas buscas pelo acabamento perfeito vi muitos tipos de emendas para esse ponto. Nesse vídeo que deixo aqui pra vocês mostro um tipo de emenda para esse ponto. Não quer dizer que seja a certa, nem a que eu mais uso. Só quis mostrar um jeito pra vocês. Espero que gostem!

Até o próximo post!

Beijos!


2.370 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page