Agulha de Crochê
top of page
  • Foto do escritorNatália Salgado

Agulha de Crochê


• O que são e como utilizar?

As agulhas de crochê são utilizadas para tecer os pontos do crochê, tanto com fio de malha quanto outros tipos de fio. Existem vários tamanhos, espessuras, cores, materiais e marcas diferentes de agulhas.

Para escolher a agulha a se trabalhar você deve levar em consideração algumas coisas. A espessura do fio a ser trabalhado, a tensão que você exerce sobre o seu ponto, o tipo de malha e até mesmo o tipo de ponto.

Se você escolheu um fio fino você deve usar uma agulha de espessura mais fina. Mas também deve observar o quanto você aperta o seu ponto. Se você tem o hábito de apertar mais o ponto use uma agulha um pouco mais grossa do que a indicada para a espessura do seu fio. Isso ajudará a abrir um pouco mais o seu ponto. Se caso você tenha o hábito de deixar o ponto mais frouxo, então você fará o contrário, utilizará uma agulha mais fina do que a indicada para a espessura do seu fio que ajudará a manter seu ponto um pouco mais apertado.

As espessuras mais utilizadas para fio de malha são: 7mm, 8mm, 9mm e 10mm. Podendo haver necessidade de agulhas mais grossas quando for utilizar um fio com espessura demasiada grossa ou até mesmo se for trabalhar com fio duplo.

No caso de fios muito grossos como é o fio de malha, o comprimento da agulha pode também fazer diferença. Uma agulha de cabo mais comprido pode te ajudar a exercer menos força enquanto você tece.

O tipo de malha com mais algodão ou mais elastano pode interferir no material da agulha, então pode ser que você precise variar entre agulhas de plástico, de madeira e de metal.

E no caso de trabalhos feitos em ponto baixo uma agulha com a ponta mais fina e pontiaguda não deformará seus pontos.

É comum também ao se trabalhar com fio de malha mudar o jeito de segurar a agulha. Normalmente ao se trabalhar com fios mais finos seguramos a agulha em forma de caneta, mas com fio de malha é mais prático e causa menos esforço se segurar como se fosse um microfone ou uma faca.

Então concluímos que para a escolha da agulha você precisará experimentar agulhas diferentes e conhecer a sua forma de tecer. A melhor agulha a se utilizar será aquela que você se adaptar melhor!

900 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page